Cirurgia para retirar excesso de pele das pálpebras

Cirurgia para retirar excesso de pele das pálpebras

A região dos olhos é uma das primeiras a mostrar os sinais da idade. Talvez, por isso, a cirurgia para retirar excesso de pele das pálpebras esteja entre as cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. 

A motivação da busca pode ser estética ou mesmo clínica: a motivação estética se dá, principalmente, pela insatisfação com a aparência cansada e envelhecida no rosto, que sempre geram um certo desconforto para a pessoa.

Já a motivação clínica/funcional está geralmente ligada a problemas de visão, trazidos pelo excesso de pele nas pálpebras, que podem causar dificuldade de enxergar por causa desta pele sobre os olhos, ou ainda incomodar devido ao peso delas, ocasionando dores de cabeça, enxaquecas, entre outros problemas.

Por esses fatores, a flacidez, o excesso de pele e até de gordura nas pálpebras superiores e/ou inferiores, incomodam muito quem apresenta esse quadro. A cirurgia de pálpebras vem trazer a solução tanto para o problema estético, devolvendo a autoestima para a vida do paciente, quanto para a questão funcional, beneficiando muito o paciente que é operado.

plastic surgeon drawing dashed lines her patient s face

Qual a cirurgia para retirar o excesso de pele das pálpebras?

A cirurgia que retira o excesso de pele nas pálpebras, removendo flacidez da região dos olhos, excesso de gordura e pele, é chamada de Blefaroplastia.

Essa é uma cirurgia comum em jovens que possuem esse tipo de queixa, mas a maior incidência é em pessoas de 35 a 75 anos. Não há limite de idade (temos histórico de pacientes acima de 80 anos).

Confira os tipos de cirurgia de pálpebras:

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior é responsável por retirar o excesso de pele, gordura e músculo por cima dos olhos, removendo aquele aspecto de “olhar caído”. Traz um resultado de rejuvenescimento facial, pois elimina esse descaimento da pele na região ocular.

Alguns pacientes relatam melhoras na enxaqueca após o procedimento, já que a dor de cabeça e enxaqueca costumam ser frequentes em pacientes com pálpebras caídas.

Blefaroplastia inferior

Já a blefaroplastia inferior é feita na região abaixo dos olhos. Nela acontece a remoção do excesso de pele, bolsa de gordura e excesso de músculo abaixo dos olhos. 

Uma outra correção que pode ser feita com a cirurgia, são aqueles “olhos fundos”, com olheiras. Neste caso, é feito um reposicionamento da gordura para correção dessa profundidade abaixo dos olhos. Com a cirurgia você pode notar uma enorme melhora no aspecto de cansaço.

Se você deseja fazer este tipo de cirurgia, saiba que é possível realizar ambas em um mesmo dia (também conhecida como “blefaroplastia completa”), ou você pode optar por fazer apenas uma delas. 

Como acontece a cirurgia de pálpebras

A cirurgia de pálpebras é bem delicada, mas relativamente rápida. Costuma variar entre 30 e 60 minutos de procedimento cirúrgico, quando feito em ambas as pálpebras, superiores e inferiores. Mas pode ser ainda mais rápida, quando realizadas apenas uma das duas, podendo acontecer em até 20 minutos.

Para que a blefaroplastia superior aconteça, é feita uma marcação com base matemática e uso de uma régua, marcando onde será realizado o corte da pálpebra superior. E só depois é retirado o excesso de pele.

Em seguida, é feito um corte na fáscia (camada antes da camada de músculo) para acessar a musculatura e retirar as bolsas de gordura, caso o paciente tenha. Elas são retiradas ou reposicionadas, dependendo de cada caso. 

Já a cirurgia da região abaixo dos olhos, pode acontecer através de um corte bem junto ao cílio, pela parte de fora, de forma transcutânea. Ou pode ser feita ainda de forma transconjuntival, que é fazendo um corte pela parte de dentro, junto ao cílio. Costumamos utilizar o primeiro método, pois é muito mais fácil de tratar a cicatrização.

Depois disso é só fechar a pele com pontos absorvíveis, que caem sozinhos. Assim evitamos fazer retirada de pontos na região dos olhos, que seria muito desconfortável e dolorosa.

Geralmente, o paciente não tem dor nenhuma, nos dois procedimentos. O que vai acontecer é um pequeno inchaço tanto nas pálpebras inferiores quanto superiores, e roxidão abaixo dos olhos, que é muito natural. Em uma semana o paciente já pode ir gradualmente retornando a sua rotina.

Esta é ainda uma cirurgia com uma internação curta, de apenas algumas horas, para recuperação da sedação. A alta costuma ser cerca de 60 minutos após o procedimento. O paciente deve estar acompanhado por uma pessoa maior de idade para retornar a sua casa com segurança, pois estará ainda sob efeitos (reduzidos) da sedação.

surgeons performing operation operation room

Para quem é indicada a cirurgia para retirar excesso de pele das pálpebras?

A blefaroplastia é indicada para pacientes com: 

  • Excesso de pele ou flacidez nas pálpebras;
  • Bolsa de gordura na pálpebra inferior;
  • Queda da pálpebra superior por quebra do colágeno ou por razões musculares;
  • Olhar com aparência envelhecida e cansada;
  • Enxaqueca por pálpebras caídas sobre os olhos;

Dica: Conheça e troque experiências com pessoas que já passaram por cirurgia de blefaroplastia, acessando o grupo do facebook. Nele você pode encontrar muita informação interessante!

Conheça o Doutor Opera e tire dúvidas sobre a cirurgia de blefaroplastia

O Doutor Opera é uma empresa especializada em cirurgia plástica que torna possível o sonho de muitas pessoas ao facilitar o acesso com formas de pagamento e valores acessíveis, além de atuar em mais de 10 cidades do Brasil.

Tornamos fácil o acesso a cirurgia de blefaroplastia, fazendo a correção e eliminando os excessos de pele e gordura na região das pálpebras, devolvendo a autoestima a pacientes que sofrem com este problema.Converse agora com a nossa equipe no whatsapp e saiba como realizar o procedimento na sua região!

Confira nossas cirurgias

Ficou com alguma dúvida?

Cadastre-se e fale conosco 




    Leia tabém:

    Veja também

    Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia?

    cadastre-se e fale com um atendente pelo WhatsApp!




      procedimentos cirúrgicos

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.




        WhatsApp de atendentes disponíveis

        Atendimento Doutor Opera

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa comigo.



          Restam poucas vagas para
          realizar sua harmonização

          Quantidade de vagas preenchidas para a cirurgia

          foram preenchidas

          Preencha o formulário e garanta a sua harmonização