Vamos entender o que são as cirurgias ambulatoriais?
Afinal, caso você esteja pensando em fazer algum procedimento cirúrgico, pode acabar se deparando com esse termo por aí e ficar em dúvida sobre o que se trata esse termo médico. Vamos lá?
O que é uma cirurgia ambulatorial?
Cirurgias ambulatoriais são procedimentos cirúrgicos, normalmente de menor complexidade, que podem ser realizados sem necessidade de internação e não requerem um pós-operatório intensivo e de longa duração.
Na prática, são cirurgias em que é seguro que o paciente volte para casa no mesmo dia do procedimento.
Quais as vantagens das cirurgias ambulatoriais?
Esse formato de cirurgia é uma maneira de reduzir os custos, já que o paciente não irá utilizar todos os recursos do hospital após a cirurgia.
Apesar de ser um procedimento ambulatorial, a cirurgia é realizada em ambiente cirúrgico, com todos os materiais necessários e equipe médica completa – médicos, enfermeiros, anestesistas, instrumentadores etc.
Em um artigo publicado por professores da Universidade de São Paulo (USP), eles explicam que “o que se visa com a Cirurgia Ambulatorial é simplificar o pós-operatório, sem dele retirar a segurança, o conforto físico e o amparo psicossocial do paciente”.
Ou seja, com as cirurgias ambulatoriais é possível oferecer o procedimento com segurança e custos acessíveis para mais pessoas.
Qual a diferença entre cirurgia ambulatorial e atendimento ambulatorial?
A cirurgia ambulatorial é o que também conhecemos como cirurgias de pequeno porte. Podem ser realizadas em ambiente hospitalar para maior segurança do paciente, mas não exigem uma longa internação, sendo a alta dada no mesmo dia da realização do procedimento.
O atendimento ambulatorial envolve curativos, primeiros socorros, pequenas cirurgias e outros procedimentos que não requerem maiores recursos e estrutura cirúrgica avançada para a realização.
Quais são as cirurgias ambulatoriais?
Existem diversos procedimentos que podem ser realizados como cirurgias ambulatoriais, já que estas abrangem uma enorme quantidade de áreas, incluindo a cirurgia plástica, nossa especialidade por aqui. Confira abaixo algumas das principais:
- Blefaroplastia.
- Ninfoplastia.
- Lipoaspiração pubiana.
- Otoplastia (Orelha de Abano).
- Lobuloplastia.
- Fissura de Orelhas.
- Cauterização de nevus.
- Tumor basocelular.
- Corpo estranho subcutâneo.
- Nódulo fibrogênio.
- Macrotia.
- Exerese de cicatriz.
- Exérese e cauterização de verrugas.
- Cistos hemifuso, sinovial, sebáceo e auricular.
- Lipomas.
- Remoção de quelóide.
- Granuloma de lábio.
- Sutura de lóbulo de orelha.
- Xantelasma.
- Reconstrução de Lóbulo.
- Retirada de quelóide.
- Lipoenxertia.
- Debridamento em queimadura.
- Drenagens.
- Lipoaspiração.
- Onicectomia.
- Ginecomastia, entre outras.
O Doutor Opera realiza procedimentos cirúrgicos em ambiente hospitalar para a segurança dos pacientes em hospitais ambulatoriais, onde são realizadas cirurgias simples e de baixo risco.
Junto a isso, todo o processo pré-operatório, incluindo exames e a avaliação da equipe de médicos e enfermeiros, vêm no sentido de garantir que o paciente é elegível para uma cirurgia ambulatorial segura e de sucesso.
Esperamos que você tenha gostado de entender um pouco mais sobre o que são cirurgias ambulatoriais. Para aprender mais sobre cirurgias plásticas e conhecer mais do nosso trabalho, siga a gente no Instagram.