cirurgia das pálpebras

Cirurgia das Pálpebras: Guia Para Entender o Procedimento

Você está fazendo uma pesquisa sobre a cirurgia das pálpebras? Chegou ao lugar certo! Neste artigo do blog do Doutor Opera trazemos para você um super guia sobre a blefaroplastia, também muito conhecida como cirurgia das pálpebras.

Então, se você tem sentindo aquele incômodo com o aspecto “caído” das suas pálpebras, não está feliz com as bolsas de gordura abaixo dos olhos ou simplesmente quer rejuvenescer seu olhar e dar aquele gás na autoestima… Fique com a gente e boa leitura.

Você irá aprender o que é a cirurgia das pálpebras, os diferentes tipos de blefaroplastias, para quem é indicado cada um, como funciona todo o processo do primeiro contato até a cirurgia e, é claro, tirar todas suas dúvidas. 

Vamos lá?

O Que é a Cirurgia das Pálpebras?

Quando falamos em “cirurgia das pálpebras”, quase sempre é uma referência à cirurgia plástica reparadora chamada de blefaroplastia.

A blefaroplastia é uma cirurgia que está entre as mais realizadas no Brasil e no mundo. E não é difícil entender o sucesso do procedimento!

Por meio da retirada do excesso de pele ou bolsas de gordura na região dos olhos, a cirurgia das pálpebras consegue rejuvenescer e revitalizar o olhar do paciente, trazendo autoestima e deixando no passado o aspecto de cansaço que o excesso de pele e as pálpebras ‘caídas’ causam.

No entanto, as razões para realizar a cirurgia das pálpebras podem ir além da estética

Muitos pacientes com excesso de pele nas pálpebras relatam problemas crônicos de dores de cabeça e exaqueca, devido ao constante peso das pálpebras sobre os olhos. Essa situação pode ser corrigida com a cirurgia de pálpebras e melhorar, assim, a qualidade de vida do paciente.

Outras consequências possíveis da queda e acúmulo de pele das pálpebras incluem fadiga ocular e a limitação do campo visual da pessoa. Então, para quem é recomendada a cirurgia das pálpebras?

como é feita a cirurgia de pálpebras

Para Quem é a Cirurgia das Pálpebras

Não é raro que jovens procurem o Doutor Opera interessados na cirurgia das pálpebras, mas a maior parte dos pacientes estão entre os 40 e 75 anos ou mais. E não há um limite de idade. Possuímos um vasto histórico de pacientes acima dos 80 anos. 

O mais importante é passar por todo o processo que se inicia no primeiro contato, passando pela realização dos exames pré-operatórios – é isto que garante a necessidade e segurança da cirurgia.

Ou seja, se você sente incômodos com excesso de pele e flacidez nas pálpebras, bolsas de gordura na região, acredita que seu olhar tem uma aparência envelhecida e cansada ou que as pálpebras caídas sob os olhos estão causando dores de cabeça ou obstruindo seu campo de visão.. Então, a cirurgia das pálpebras é para você!

Os diferentes tipos de cirurgias das pálpebras

A cirurgia das pálpebras pode ser apenas nas pálpebras inferiores, apenas nas superiores ou em ambas, que chamamos de blefaroplastia completa.

Superior

A cirurgia das pálpebras superiores visa a remover o excesso de pele e gordura acima dos olhos

É este procedimento que, muitas vezes, vem acompanhado de relatos de melhorias na ocorrência de dores de cabeça.

Inferior

Já a cirurgia nas pálpebras inferiores, além de corrigir um possível excesso de pele na área, também é indicada para aquelas bolsas de gordura abaixo dos olhos que podem surgir com o passar dos anos.

Completa

Não é raro que o paciente tenha reclamações tanto quanto ao excesso de pele acima dos olhos, quanto em relação às bolsas de gordura abaixo.

Nesses casos, como comentamos, é possível realizar a blefaroplastia inferior e superior em uma única internação. Quando este é o caso damos o nome de blefaroplastia completa.

Do Primeiro Contato à Cirurgia

Aqui no Doutor Opera, nós dividimos o processo do primeiro contato até a cirurgia das pálpebras em quatro estágios.

Solicitação. Ao entrar em contato conosco, você é direcionado para um atendente. Eles estão preparados para tirar todas as suas dúvidas, inclusive em relação aos valores, então aproveite este momento.

Documentação. Agora, pediremos que você envie alguns documentos, fotos e, claro, realize os exames indispensáveis para a segurança e sucesso da cirurgia das pálpebras.

Avaliação. Com os exames já realizados, nossa equipe avaliará se as condições para a realização do procedimento estão todas preenchidas.

Cirurgia. Com o sinal verde da equipe médica e o pagamento realizado, é hora de marcar a sua cirurgia das pálpebras.

Como É Feita a Cirurgia de Pálpebras?

A cirurgia das pálpebras é um procedimento relativamente rápido.

Para a blefaroplastia superior, o primeiro passo é a marcação precisa de onde ocorrerá o corte. Para isso, usa-se uma régua e cálculos específicos. Após a marcação é feito o corte e retirada do excesso de pele. 

Caso haja bolsas de gordura acima dos olhos, então é feito um corte na fáscia, uma camada anterior à musculatura. As bolsas de gordura são retiradas ou reposicionadas, a depender do caso. Por fim, fecha-se o corte.

Já para a cirurgia inferior, existem técnicas diferentes que podem ser utilizadas a depender das especificidades do paciente. Em uma delas é feito corte chamado de transconjuntival, já na mais comum o corte é feito próximo aos cílios, externamente. O que chamamos de corte transcutâneo. 

Após a retirada do excesso de pele e da gordura, é realizado o fechamento da pele com pontos absorvíveis, que se dissolvem sozinhos. O uso desta tecnologia evita o processo doloroso e desconfortável da retirada dos pontos.

Como É a Recuperação da Cirurgia de Pálpebras

A recuperação da cirurgia das pálpebras é algo pessoal, que varia de pessoa para pessoa, mas costuma durar cerca de 15 dias. Ou seja, um processo curto. Vamos entendê-lo em detalhes.

Tudo começou no dia do procedimento. A cirurgia das pálpebras é realizada, normalmente, com uma anestesia local e sedação, visando o máximo conforto do paciente e mínima dor. Ou seja, logo após o procedimento tudo começa com a recuperação da sedação.

Ainda neste primeiro dia, é importante se habituar com o inchaço, roxidão, sensibilidade na região operada e com os pontos. Tudo isso é absolutamente normal! O mesmo vale para alguma dificuldade de abrir os olhos quando a cirurgia é realizada nas pálpebras superiores.

cirurgia de pálpebras recuperação

Os primeiros 7 dias

A primeira semana de recuperação é a semana de desinchaço da região. As manchas roxas também devem começar a clarear.

Além do repouso, é importante tomar alguns cuidados mais específicos para que a recuperação seja a melhor possível:

  • Manter uma alimentação leve, pouco gordurosa.
  • Não fazer atividades físicas.
  • Evitar contato com os olhos.
  • Não dirigir.
  • Não fumar.
  • Evitar maquiagem.
  • Não usar água quente.
  • Fazer compressas frias.
  • Evitar o sol e usar óculos escuros.

A segunda semana

Passados os primeiros sete dias é esperado que o inchaço já tenha quase desaparecido. Já é possível voltar ao trabalho e realizar atividades leves, como caminhadas. No entanto, ainda é importante evitar atividades mais intensas, como a musculação e esportes de contato, e seguir protegendo a região com óculos escuros.

Passados quinze dias, é provável que você já esteja quase 100%! Aí, é só seguir as recomendações finais do médico e completar seu processo de recuperação da cirurgia das pálpebras com total sucesso.

Resultados Esperados e Possíveis Riscos

A cirurgia das pálpebras é uma cirurgia segura quando realizada por profissionais capacitados e experientes, mas ainda assim apresenta os riscos inerentes a todo procedimento cirúrgico e à realização da anestesia.

O tempo de espera para se conhecer o resultado final da cirurgia é de cerca de 90 dias, mas também é algo que varia de pessoa para pessoa. 

Quanto à cicatriz, elas tendem a não serem aparentes no caso das pálpebras superiores e a ficarem bem escondidas, abaixo dos cílios, no caso das pálpebras inferiores.

Perguntas Frequentes sobre a Blefaroplastia

Para terminar, vamos com algumas das perguntas e respostas que mais recebemos quando o assunto é a cirurgia das pálpebras!

A partir de quantos anos pode realizar a cirurgia de pálpebras?

Pacientes abaixo dos 18 anos de idade, havendo a autorização médica, apenas podem realizar a cirurgia com a aprovação dos pais ou responsáveis. Acima dos 18 anos de idade, qualquer pessoa saudável e com autorização da equipe pode realizá-la. A procura é maior entre pessoas com mais de 40 anos.

A cirurgia é dolorosa?

A cirurgia é considerada como tendo um baixo nível de dor e todas as preocupações – como anestesia e sedação – são tomadas visando ao máximo conforto do paciente.

Qual anestesia é usada na cirurgia?

A cirurgia das pálpebras é realizada com anestesia local e, normalmente, com sedação.

Como fica a cicatriz?

A cicatriz da blefaroplastia inferior fica bastante escondida logo abaixo dos cílios; já no caso da superior, elas tendem a não ficarem visíveis graças à elasticidade da pele da região.

Quais são os riscos associados à cirurgia das pálpebras?

A cirurgia das pálpebras é considerada um procedimento de baixíssimo risco quando realizado em ambiente ambulatorial e por profissionais experientes e capacitados. Todavia, há os riscos comuns associados a qualquer procedimento cirúrgico. 

Quanto tempo dura o procedimento?

A cirurgia dura, em média, 40 minutos.

Os resultados da blefaroplastia são permanentes?

Os resultados tendem a se sustentar por anos, mas é importante entender que o processo de envelhecimento continua a ocorrer normalmente.

Quanto custa realizar a cirurgia das pálpebras com o Doutor Opera?

Por determinação do Conselho Federal de Medicina e de outros órgãos, empresas como o Doutor Opera não são autorizados a divulgar o preço de cirurgias plásticas em espaços como esse. Por isso, convidamos você a entrar em contato com nossa equipe.

O que está incluso na cirurgia das pálpebras com o Doutor Opera?

Vamos à lista: 

  • Hospital particular.
  • Cirurgião especialista.
  • Médico anestesista.
  • Equipe de Enfermagem.
  • Instrumentadores e auxiliares.
  • Medicamentos no hospital.
  • Suporte pós-operatório online.

Em quais cidades o Doutor Opera realiza este procedimento?

Você pode conferir a lista completa de cidades em que o Doutor Opera realiza a cirurgia das pálpebras clicando aqui.

Onde posso encontrar imagens de antes e depois de pacientes que realizaram a cirurgia?

Também por determinação de entidades como o CFM, não somos autorizados a divulgar imagens de antes e depois de blefaroplastiaNo entanto, temos uma boa notícia! Esta proibição não se estende às pessoas que realizaram o procedimento e nós temos um grupo no Facebook onde você pode conferir fotos, relatos e conversar com pessoas que já realizaram a cirurgia das pálpebras.

Cirurgia das Pálpebras – Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha respondido suas principais dúvidas sobre a cirurgia das pálpebras. 

Reforçamos o convite para que você participe do nosso grupo de ex-pacientes do Doutor Opera no Facebook! Lá você tem o espaço perfeito para tirar suas dúvidas diretamente com quem passou pela cirurgia e conferir muitas fotos e relatos de antes e depois.

Ainda tem dúvidas sobre a cirurgia das pálpebras? Você pode conversar com a gente pelo WhatsApp clicando aqui.

elou, inclusive, que o incômodo com as pálpebras o fazia esconder os olhos com óculos escuros: “Sabe aqueles olhinhos fechadinhos e pequenininhos ? Era o motivo por eu estar sempre de óculos escuros”.

Confira nossas cirurgias

Ficou com alguma dúvida?

Cadastre-se e fale conosco 




    Leia tabém:

    Veja também

    Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia?

    cadastre-se e fale com um atendente pelo WhatsApp!




      procedimentos cirúrgicos

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.




        WhatsApp de atendentes disponíveis

        Atendimento Doutor Opera

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa comigo.



          Restam poucas vagas para
          realizar sua harmonização

          Quantidade de vagas preenchidas para a cirurgia

          foram preenchidas

          Preencha o formulário e garanta a sua harmonização